HISTÓRICO DO ROTARY CLUB DE PARANAIBA

Tudo teve início no final do ano de 1956 a pequena e singela Santana do Paranaíba, como era chamada pelos seus moradores, tinham em seu meio o comerciante Sr. José Agi que dedicava grande parte do seu tempo ao povo da pequena cidade, com espaço tão grande para o progresso, mas esquecida pelos governantes. Com uma população de mais ou menos 6.000 habitantes  todos almejavam vê-la entre  as principais cidades do Estado de Mato Grosso. A maioria dos habitantes muitas vezes reprimidos pelas dificuldades encontradas na época, não via a nossa cidadezinha caminhar para o futuro, principalmente pela falta de estradas e a grande distância que a separava da capital -Cuiabá e dos demais centros desenvolvidos.Em Santana do Paranaíba, não havia correios e telégrafos, energia elétrica, água encanada, telefone, Banco (Brasil), Escolas (2º Grau), pouquíssimas eram as lojas para comércio, destacando ai a falta de produtos para as lavouras da região.

Diante de tantas dificuldades o incansável comerciante e companheiro Sr. José Agiu sentindo a necessidade de dar a sua terra melhores condições para o desenvolvimento juntou-se com mais 19 homens que como ele pensavam e gostariam de ver a Cidade marchar rumo ao progresso, idealizaram fundar O ROTARY CLUB DE PARANAIBA, apadrinhado pelo Rotary Club de Cuiabá.

Assim, formaram uma  Comissão Provisória   em dezembro de 1956  que teve como  Presidente o  Cel. Gustavo Rodrigues da Silva    e em  l6 de Janeiro de 1957 foi lavrada a 1ª Ata  com   a presença dos seguintes  Companheiros:

Alcino Queiroz

Médico

Walter Faustino Dias

Advogado

- Exatamente 06 meses e 24 dias após esta reunião, ou seja, em 10/07/1957 o ROTARY CLUB DE PARANAIBA tornou-se uma realidade, foi entregue pelo Governador do Distrito 451 a Carta magna da existência do Rotary Club de Paranaíba no Distrito e no mundo.

- Com o pensamento voltado em Servir a Comunidade o Rotary Club de Paranaíba esteve presente em várias ações que vieram de encontro com os anseios da época.

Entre eles:

- Criou a 1ª Escola de 2º Graus do Município (Escola Rotary) por volta de 1959;

- Foi parceiro junto com o Prefeito Municipal na da Construção da Usina Hidroelétrica no rio Santana visando o fornecimento de energia elétrica para a cidade;

- Viabilizou a vinda da Agência de Correios e Telégrafos;

- Solicitou ao Banco Central a vinda da Agência do Banco do Brasil – O que logo foi atendido e teve como primeiro gerente o Sr. Hugo Neves Queiroz também rotariano;

- Solicitou a construção da Praça da República junto ao Prefeito Municipal,

- Foi parceiro na criação da Casa da Lavoura, do Sindicato Rural e da 1ª Exposição Agropecuária;

- Em 27/04/64: O Rotary Club de Paranaíba através do então presidente Companheiro Marcilio Diniz recebe o Troféu oferecido pelo Governador do Distrito 451 de Club que mais prestou serviços à comunidade;

- Em 15/07/64 Rotary viabiliza a distribuição da vacina contra a Poliomielite no município

- Em 1964 Rotary solicita a implantação da Agencia do Banco da Lavoura em Paranaíba o que veio concretizar logo depois,

- Rotary Cria a Biblioteca Pública,

- Rotary solicita do governo Estadual a Criação da CAZEMAT em Paranaíba;

- Rotary é parceiro na implantação da Companhia Telefônica em Paranaíba,

- Sinal de TV chega a Paranaíba através do Rotary – 1970

- Bandeira do Município é criada através de solicitação do Rotary-1971

- Paranaíba Tênis Clube nasce por iniciativa de rotarianos - 1972

- Rotary parceiro na construção da APAE de Paranaíba (1980 a 1986);

- Restaurante EXPOPAR, renda destinada à comunidade carente, (1996 a 2008).

- Rotary parceiro na construção da Creche para 400 crianças (2000 a 2006)

- Estas foram algumas das realizações do Rotary Club de Paranaíba em prol da nossa cidade.

- Não poderíamos deixar de registrar que em todos os momentos, as Senhoras da Casa da Amizade que estiveram sempre presentes dando sua contribuição.

Companheira Jorgina Aparecida.Ribeiro

Resp. pela pesquisa